Como funcionam os cursos de Letras na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Olá, vou falar um pouco sobre o meu curso. Como sabem, sou uma brasileira que veio estudar em Portugal através do ENEM. EU estudo na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Como eu disse outrora, eu estudo LÍNGUAS, LITERATURAS E CULTURAS (e juro que demorei até parar de falar o nome do curso errado). Onde eu estudo, a grade é composta por cinco matérias por semestre.

Aqui, eu escolho as cadeiras que farei, contudo, na minha área é obrigatório a realização de quatro matérias específicas e, pelo menos, três níveis de uma língua. Para concluir o curso, é necessário ter um mínimo de créditos que você acumula por semestre, conforme conclui as matérias obrigatórias + os níveis da língua escolhida + matérias às quais  você optou. Geralmente, você pode se especializar numa área, por exemplo, a Lúcia escolheu como cadeiras opcionais as matérias de Edição de Texto, Tradução e mais dois idiomas, assim, ela foca na área a qual ela pretende trabalhar futuramente.

Antes de começar as aulas, somos convocados a nos inscrever no site ou pessoalmente na central do aluno nas turmas que iremos frequentar. Isso significa que à partir do horário disponível no site, você pode montar a que horas vai estudar e quais cadeiras.

Isso também significa que ao decorrer do dia, terá aulas com pessoas diferentes, de cursos de diferentes e que se formarão num ritmo diferente ao seu, portanto, é incomum que aqui tenham formaturas de turmas, uma vez que cada pessoa leva o seu próprio ritmo para concluir a licenciatura. Alguns optam por encerrar em três anos e realizar o mínimo exigido, enquanto outros se especializam no máximo de cadeiras e línguas possíveis, depende da vontade, além daqueles que bombam matérias e são obrigados a refazer em outro semestre.

O ano letivo inicia em Setembro e usualmente encerra em Junho, tendo exames finais em Julho. Procurei ser sucinta e espero ter ajudado! Por favor, deixem suas dúvidas nos comentários, o meu email anda bugando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: