Como é trabalhar e estudar em Portugal

 

Eu devo admitir que quando eu cheguei, eu esperava que fosse muito mais inviável arrumar um emprego, mas o meu maior desafio, na verdade, foi ter de lidar com trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Primeiramente, se o seu plano é vir para Portugal para TRABALHAR, eu tenho uma boa e uma má notícia: a boa notícia é que há sim emprego para você, por ser um país de maioria envelhecida e com jovens que migram o tempo todo para os países vizinhos, falta gente para preencher as vagas, então o que não falta é oportunidade.

Agora a notícia ruim, ainda é um bocado difícil conseguir trabalhar sem documentação e visto adequados, não é impossível, mas isso dificulta bastante no processo de contratação, especialmente se for em uma área muito específica.

Contudo, não desanimem, ok?

AGORA SOBRE ESTUDAR: Portugal é muito diferente do Brasil no que diz respeito ao método de avaliação, exames e férias. Claro que cada universidade tem o seu próprio esquema, mas usualmente as datas dos exames sempre são em Dezembro e Janeiro para todos. É como estar e não estar de férias, já que você entra de férias na metade de Dezembro e passa o natal e o ano novo estudando em casa, pois logo no início de Janeiro há exames finais e aí sim, se você passar em todos eles e não bombar nenhuma cadeira, você entra de férias até Fevereiro, caso contrário, há exames até o fim de Janeiro.

São férias engraçadas, já que são entrecortadas. Pelo menos, logo na metade do ano, você consegue três meses seguidos de férias: Junho, Julho e Agosto. Aí fica bom, né?

Hehe, espero que este post lhes ajude e sério, não deixem de ver o vídeo, pois há informações legais para quem também quer vir estudar, mas visando mestrado ou pós-graduação.

E qualquer dúvida, já sabem! 😉

 

Obs: Eu RECOMENDO MUITO ESTE SITE PARA AQUI PROCURAR EMPREGOS EM PORTUGAL (http://www.net-empregos.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: