Estereótipo brasileiro

Ano novo chegando, então para fechar o ano com chave de ouro, decidi arriscar escrever sobre um tópico delicado: estereótipo brasileiro em Portugal.

Creio que já mencionei antes sobre xenofobia por aqui. Para quem não sabe, xenofobia significa aversão ao estrangeiro, no caso, pessoas que vem de outros países para a Europa, especialmente latinos, na condição de morador e não de TURISTA, são sujeitos a algumas situações inflexíveis.

E eu estaria mentindo se eu dissesse que nunca passei por algo do gênero por aqui, porque já sofri desacato do serviço público e do próprio SEF [serviços de estrangeiros e fronteiras] ao que denotaram meu sotaque brasileiro. A prova disso é que quando a Lúcia [portuguesa genuína] foi resolver as minhas pendências com os mesmos, o tratamento foi nitidamente diferenciado.

Mas então pra quê esse post? É pra me convencer a cair fora, Fran? Não. Pelo contrário, este post é para te alertar de que esse tipo de situação pode vir a te acontecer, mas que além de não ser algo exclusivo de Portugal, também não é um fato abrangente. Há pessoas boas e más no mundo inteiro e eu juro pra você, conheci algumas das melhores por aqui, portanto, venha sim atrás dos seus sonhos e seja bom, apenas não seja bobo.

Portugueses tem uma impressão engraçada de nós, mas no fim, nos damos todos tão bem que nem parecem duas nações, parece mais com uma reunião de família no fim do ano.

E em pleno natal e ano novo, foi exatamente assim que me senti, distante da minha família lá no Brasil, mas bem recebida e querida pela família que fiz aqui, a lusitana.

Espero que gostem do vídeo ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: