Como estudar em uma UNIVERSIDADE PORTUGUESA pelo ENEM

A ausência de instrução e informações sobre no Brasil não ajuda muito e ler o que aparece na internet nem sempre é muito confiável, ainda mais quando se trata de algo como estudar no exterior. Parece até inalcançável, certo?

Você pesquisa sobre bolsas de estudo, tipos de exames, dupla cidadania, mas alguns sites (a maioria em inglês) já mostram-se tão complicados de se entender que até bate o desânimo.

Bem, eu estou aqui como prova viva para dizer que é muito mais simples do que parece o ingresso numa Universidade no exterior e mais para frente, farei posts acerca de outros países, mas o foco no post de hoje é o país o qual eu escolhi estudar: PORTUGAL.

O número de universidades portuguesas que têm aceito o ENEM como exame de entrada cresceu muito nos últimos dois anos tal como também o número de vagas e por incrível que pareça, é extremamente simples para inscrever-se.

Cada universidade portuguesa tem o seu próprio prazo de datas, limite de vagas, exigências do valor da nota* (minimamente 600, mas depende do curso escolhido para se tirar a licenciatura) e propinas. Propinas são como nossas mensalidades, porque mesmo em Portugal, as universidades públicas são pagas e os valores divergem dependendo da universidade (UPorto é muito mais franqueável que a Ulisboa, sendo sincera) e quando se é um estrangeiro fora da união européia, o valor tende a ser diferente. Porém, as universidades também visam países dentro da comunidade de língua portuguesa, ou seja, exemplos como Brasil e Angola dispõe da possibilidade de tentar bolsas de auxílio ou mérito, dependendo da proposta que a universidade faz para o ano na própria página.

Inicialmente, é importante que você fique atento aos prazos de inscrição nos sites. O ano letivo em Portugal começa em setembro, porém, ao longo do ano, são abertas de uma a três fases (períodos em que você pode se inscrever, caso perca o primeiro, aguardando a saída da nota do ENEM). Vou deixar já disponível as datas de algumas das mais acessíveis, em minha opinião:

feio mas ok

Ao inscrever-se, é exigido o seu histórico escolar, seu diploma de conclusão do ensino médio e uma cópia da sua nota do ENEM. Algumas universidades pedem que um comprovante do seu domínio em língua portuguesa e nesses casos, o histórico escolar é aceito usualmente. Eu me inscrevi na UPORTO e na Ulisboa, então apesar da segunda me exigir mais documentos, os principais que não são isentos pela maioria sempre serão a nota do ENEM, o histórico e o diploma. É que varia muito mesmo entre as demais universidades, algumas pedem carta de referência ou que os documentos que serão enviados por email (você pode simplesmente scanear e anexar, super fácil) estejam demarcados com sua assinatura em firma no cartório.

Sempre há também uma taxa de inscrição exigida e também variante dentro das exigências da universidade, mas não é nada muito caro, em torno de 20 a 100 euros e pode ser pago por qualquer banco, basta pedir no interior que faça-se a transação de troca da moeda do dia e deposite no IBAN (a universidade costuma disponibilizar, mas a UPORTO foi a que mais me facilitou, pois aceitava via PayPal).

Depois disso, basicamente, o que lhe resta é esperar a resposta demorada. O período de matrículas também demora a chegar, portanto, tente fazer sempre na primeira fase, porque uma vez que você se matricula online, você já consegue dar entrada no seu VISTO DE RESIDÊNCIA PERMANENTE (eventualmente, farei um posto explicando melhor).

Não entrei em detalhes dos valores das propinas e do custo de vida como estudante, porque ao menos que você não esteja vindo por uma bolsa custeada pelo governo, o valor também alterna muito, eu pago um valor x ao viver em Lisboa, enquanto meu amigo Enzo paga um valor Y ao viver no Porto, então, mais para frente, pretendo gravar um vídeo sobre as vantagens com a finalidade de ajudá-los a ter uma noção maior dos custos de vida por aqui.

Aliás, também prefiro não falar sobre o processo de bolsas, porque não são todas que aderem e disponibilizam para estrangeiros e, quando ocorre, costuma-se ser separado um edital online no site que diverge todo o ano.

Não posso falar sobre as outras universidades, mas a minha tem um novo estatuto que oferece bolsas de mérito social a estudantes que tiraram uma boa noite ou que não usufruírem de dinheiro suficiente para cobrir as propinas e todo ano pode ser requisitada assim que o ano letivo inicia na central de apoio ao aluno na universidade. http://www.letras.ulisboa.pt/pt/estudantes/alunos/apoios-sociais/79-bolsas-da-flul/128-projectos-2016-2017

 

Espero que este post lhes tenha sido útil e demais dúvidas e conselhos, favor deixar abaixo, obrigada. Segue alguns links que podem lhe vir a ser úteis:

http://www.letras.ulisboa.pt/pt/estudantes/futuros-alunos/candidaturas-para-estudantes-internacionais

https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=acesso-lmi-estudantes-internacionais

https://www.uc.pt/brasil/graduacao/enem

http://www.ua.pt/internationalstudent/Page/20148

 

27 comentários em “Como estudar em uma UNIVERSIDADE PORTUGUESA pelo ENEM

Adicione o seu

  1. Olá, eu tenho uma pergunta que tem me confundido muito. Aqui no Brasil, por exemplo, quando entramos na faculdade a gente entra pra fazer primeiramente o bacharel, para depois fazer um mestrado e doutorado. Porém, entro muito nos sites das faculdades e vejo a palavra licenciatura, sendo que no Brasil, licenciatura é para quem quer se tornar professor. Por acaso a palavra significa outra coisa em Portugal, como dizer que quero fazer o bacharel?

    Curtir

    1. Licenciatura tem o mesmo grau de bacharel em Portugal, não é limitada ao ensino, eu também tinha essa dúvida, mas confirmei aqui que é a nossa dita graduação mesmo, as distinções são feitas conforme você selecionar sua área durante o curso, uma vez que aqui há majors e minors na maioria para que você se especialize.

      Curtir

    1. Olá! Se estiver falando de pós-graduação, o processo é diferente. A pós-graduação também é realizada nos sites das universidades ao que abre o período de inscrições, mas ao invés de exigir o ENEM, é usualmente comum pedir pelo seu diploma, histórico, um mínimo de créditos e uma carta de recomendação (ressaltando que isso varia de universidade para universidade, mas estes costumam ser os mais comuns). Após ser avaliada, se o seu pedido for aceito, a faculdade costuma entrar em contato para que seja realizada uma conferência antes de dar o veredicto final. Em relação às universidades no Sul de Portugal, apesar de morar em Lisboa, amigos meus que foram para lá, denotaram que o custo de vida é mais barato, contudo, há menos oportunidades de progressão de carreira. Espero ter ajudado!

      Curtir

  2. Oii Francine! Parabéns pelo post e pelo video, eu estou com uma dúvida sobre a UL quanto a inscrição pelo ENEM, no site não há nenhuma informação sobre, quando abrir as inscrições vai ter um campo para que eu envie minha nota do ENEM, porque por enquanto lá fala que os internacionais tem que prestar a prova deles ou algo do tipo nada especificado para os brasileiros, não sei se deu pra entender a pergunta…? como vai funcionar? Eu vou ter que enviar histórico etc junto? Obrigada, desculpa pelo numero de perguntas

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Luiza!
      Infelizmente, os sites portugueses pecam nesse aspecto, porque além de não exibirem informações de fácil disponibilidade, não dispõe de datas antes da abertura, então até ter o período de inscrições, realmente não aparece muita coisa. Então assim que a universidade abrir o período novamente (costuma ser em Março, estarei disponibilizando no face o aviso (mesma página abrasileirando, hehe) para ninguém perder. Mas quando abrir, vai haver um campo para introduzir todas as informações e será específico para brasileiros que fizeram ENEM, assim como onde você poderá anexar scans do seu histórico e diploma, por exemplo, portanto, fique tranquila e espero ter ajudado!

      Curtir

  3. Oi, tudo bem?
    Poderia me explicar como funciona a ponderacao do enem na FLUP? Procurei no site e a única informação foi que usa 90% da nota final do ensino secundário (seria a media final das 5 áreas do enem?)
    Obrigada!!

    Curtir

    1. Claro, então para fazer a inscrição, no site, eles vão colocar a entidade para qual você deve enviar o dinheiro ou mesmo via PayPall (paga-se online com o cartão). Aí é só você copiar o número disposto que estará no site e ir no banco. Qualquer banco sabe te ajudar a fazer transferência para entidades de Portugal, por isso, não precisa se preocupar tanto, porque o próprio banco também irá converter o valor do dia em euro pra você.

      Curtir

  4. em ”Documentos comprovativos da classificação final” está escrito: Documentos comprovativos da classificação final no ensino secundário português, ou equivalente, indicando qual a escala de classificação em que é expressa. Que documento é este? que escala que se refere?

    Curtir

  5. Olá, durante este ano estou me preparando para conseguir uma vaga em uma das universidades de Portugal, mas especificamente Nova de Lisboa. Eu não entendi muito bem sobre os processos de candidatura, eles diferem em 3 ciclos durante o ano. Assim: Quando eu fizer a inscrição, quando eu já tenho que começar a cursar as aulas lá? Por que eu ainda teria que pedir o visto e leva um tempo. Eu pretendo estudar em Portugal no ano de 2019 e não sei quando eu devo fazer a inscrição e nem sei quando começam as aulas lá. Se eu fizer agora no final de 2018, quando eu terei que ir pra Portugal para o início das aulas? Se eu fizer em Outubro de 2018 por exemplo, quando eu iniciaria as minhas aulas? Quanto tempo eu teria para ir pra Portugal?

    Curtir

    1. Oi, Alice! Então querida, indo na parte interna de qualquer banco no brasil e pedindo a transferência para a Universidade, eles fazem até a conversão pra euro, apenas depois é preciso que guarde o comprovante e envie para a universidade em email.

      Curtir

  6. Oi Fran, tudo bem??
    Gostaria de saber como você fez para pagar o emolumento de candidatura, já que eles não disponibilizam código de barras nem nada. Apenas está especificado que preciso pagar pelo MULTIBANCO, porém não estou conseguindo fazer a transação em nenhum banco..
    Agradeço desde já!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: